top of page

QUANTO TEMPO, PRODUTOS E DINHEIRO

VOCÊ GASTA COM SEU CABELO?

Tipos de cabelo podem ser tão variáveis quanto a temperatura em um dia normal em São Paulo. Ainda dentro das mais comuns definições: crespo, cacheado, ondulado e liso, existem características que se multiplicam, exigindo um conhecimento que indústrias cosméticas e cabeleireiros buscam incansavelmente.

 

Atualmente, tratamentos químicos, procedimentos estéticos e uma gama enorme de produtos cosméticos são procurados por mulheres que se importam com suas madeixas. A variação de cabelos e dos cuidados efetivos com cada tipo deles dificulta este processo, já que não existe uma uniformidade.


O gráfico abaixo foi feito a partir de uma coleta de dados com quase 700 voluntárias. A ideia foi verificar o quão diversa pode ser a quantidade de dinheiro, produtos e tempo que cada mulher dedica ao seu cabelo a partir de uma classificação sobre o seu tipo. Apesar de todas as variáveis, é possível perceber alguns destaques que merecem atenção.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

INFOGRÁFICO: VALERIA CUEVAS

Vinte reais por mês é o orça-mento acessível que muitas mulheres sonham em ter para cuidados do cabelo. No entanto, são as lisas e onduladas que levam vantagem nesse quesito, assim como na quantidade de produtos necessários para tratar das madeixas. Confira a seguir alguns depoimentos.

"Já venci uma anorexia severa que durou quatro anos e, depois da minha recupe-ração, passei a entender meu corpo como templo de saúde e funcionalidade, não totem de beleza. Nesse processo, meu cabelo se tornou parte do meu empodera-mento à medida em que eu fui querendo vê-lo menos como a propaganda de shampoo e mais como a natureza do meu corpo, em toda sua liberdade e unicidade."

- MARIA DAMIANI , 20 ANOS

"No último ano tenho deixado meu cabelo natural e uso o secador muito pouco. Nunca me senti tão linda e livre!"

- GIULIA MACHADO, 19 ANOS

"Meu cabelo é bagunçado, combina com a minha personalidade, com a minha vida e com o meu jeito de ver as coisas. Ele expressa bem quem eu sou, e se ele é assim, não vejo por que alisar. Então ando por aí "descabelada", e quando quero arrumar ele para ficar do meu gosto, bagunço ainda mais."

- GABRIELLA WEISS RESENDE, 19 ANOS

"Claro que tem dia que ele [o cabelo] fica perfeito e tem dia que nada que eu faço fica bom... mas todo cabelo é assim, né?"

- VIVIANE SANTOS, 22 ANOS

POR JULLYANNA SALLES

bottom of page